Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sento-Sé, dia 23 de abril de 2020

A sétima Sessão Ordinária referente ao Primeiro Período Legislativo do Exercício de 2020. Sob a Presidência do Vereador Julliano Afonso dos Santos Carvalho, foi realizada no ultimo dia 23 de abril e contou com a presenças dos Vereadores: Francelino Carvalho dos Santos, Paulo Robson de Azevedo Pacheco, Uemison Almeida dos Santos, José Neto Pereira dos Santos, Edio José dos Santos, Melissa dos Reis Barros Damaceno, Hailton José Rocha Santana, Denis Almeida Ribeiro e Edilson Sá e Silva.

O Presidente ordenou a leitura do Pequeno Expediente que constou da Leitura da Ata da Sessão Anterior; Indicação nº 05/2020 – Indica ao Executivo Municipal que seja feita a reconstrução do Canal do Tombador na sede do Município Autoria do Vereador Uemison Almeida dos Santos; Indicação nº 06/2020 – Indica ao Executivo Municipal que seja feito o serviço de recuperação da estrada vicinal que liga o povoado de Quixaba ao Município de Jussara. Autoria do Denis Almeida Ribeiro; Ofício do Gabinete do Vereador José Pereira Ribeiro; Ofício do Gabinete do Vereador Jamerson dos Santos Santiago.

TRIBUNA

Dando sequência à Sessão que, mais uma vez, foi transmitida ao vivo pelas internet, Presidente Julliano Afonso concedeu a palavra aos vereadores que quisessem fazer uso.

O Vereador Uemison Almeida dos Santos, iniciou seu pronunciamento com os cumprimentos habituais e agradeceu a Deus, destacando ser essa mais Sessão em enfrentamento ao Covid-19 estando todos com saúde.

Em seguida, defendeu a Indicação n° 05/2020 de sua autoria que indica a reconstrução do canal do Tombador. O Vereador explanou a necessidade do referido pleito. Disse que obteve do vereador José Neto, informação de que existe uma emenda parlamentar para execução da obra. Ainda, que esteve com o Secretário de Administração Juvenilson Passos, onde o mesmo o informou que já há um projeto pronto, e que a emenda parlamentar é do Senador Ângelo Coronel. Ressaltou que essa indicação é uma reivindicação da população e que está pronto para atender a população, que a porta do seu gabinete está aberta. Finalizou cobrando mais uma vez a recuperação das estradas vicinais do município.

O Vereador Édio José dos Santos, agradeceu aos funcionários que fazem o serviço de coleta de lixo no povoado de Itapera. Falou sobre a fumaça que causava transtornos e com o serviço da coleta de lixo foi resolvido. Alertou a população que todos precisam reivindicar ações tanto ao Poder Executivo como ao Poder Legislativo. Ressaltou que o nosso município é grande e pediu aos secretários municipais que escutem os pedidos do povo, em especial o povo do interior. Cobrou o recapeamento da BA 210 que liga a Sede ao povoado de Quixaba, para tanto, solicitou que após a crise da pandemia, fosse marcada uma reunião com o Governo do Estado. Cobrou mais uma vez o abastecimento de água para o povoado de Café da Rosa. Concluiu o Vereador.

O Vereador Denis Almeida Ribeiro, parabenizou a Prefeita Ana Passos e ao Secretário Luiz Rezende pelo trabalho a frente da Secretaria de Saúde e no combate ao Covid-19, agradeceu a toda equipe da saúde. Ressaltou que graças a Deus em nossa cidade não tem nenhum caso registrado, reconheceu e parabenizou a Guarda Civil Municipal e Polícia Militar na pessoa do seu Comandante Esbaltar. Afirmou que nesse momento difícil é preciso estar unidos para vencermos essa dificuldade. Ainda, defendeu a Indicação n° 06/2020 de sua autoria que solicita a recuperação de estrada vicinal que liga o povoado de Quixaba ao município de Jussara. Disse que devido ao período chuvoso as estradas precisam de reparos constantes, sugeriu que a partir do mês de maio comece o serviço do patrolamento.

Cobrou a iluminação pública nas ruas dos bairros Santa Terezinha e Cícero Borges. Solicitou também que colocasse os braços nos postes do sistema Luz Para Todos na localidade de Lagoa do Peixe. Encerrou apoiando à indicação do colega Uemison Almeida, aproveitou do ensejo para falar de sua alegria em ter o colega no mesmo grupo político, o grupo de Ana Passos e Juvenilson Passos.

O Vereador Paulo Robson de Azevedo Pacheco, reivindicou do Poder Executivo que seja feito reparos na iluminação pública em todo o município de Sento-Sé. Solicitou também o serviço de terraplanagem nas estradas vicinais de todo município a partir do mês de maio, priorizando as que estão com maior dificuldade de acesso. Cobrou que algo fosse feito concernente a BA 210 no trecho que liga o povoado de Quixaba à sede do município, pois o mesmo encontra-se com grande dificuldade de tráfego. Pediu a limpeza das margens da BA 210. Reivindicou o abastecimento de água dos povoados de Café da Rosa e Mulungu. Parabenizou a Prefeita, o Secretário de Saúde, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar pelo trabalho feito no combate ao COVID-19. Salientou que em nosso município ainda não existe caso registrado.

ORDEM DO DIA

Após os pronunciamentos, o Sr. Presidente colocou em votação as seguintes proposições: Indicação nº 05/2020 aprovada com nove votos a favor e nenhum contra, autoria do Vereador Uemison Almeida dos Santos e Indicação nº 06/2020 aprovada com nove votos a favor e nenhum contra, autoria do Vereador Denis Almeida Ribeiro.

Sem que houvesse nada mais a tratar, o presidente deu por encerrada a Sessão.

ASCOM/Câmara
Fotos: Leonardo Costa