Slide 1
Slide 2
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Vereadores recebem Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus em Sento-Sé

Realizando os trabalhos com o acesso restrito ao público, a Câmara de Vereadores recebeu, na Sessão Ordinária desse dia 02 de abril, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 (Novo Coronavírus).

O Comitê é formado pela Chefe do Poder Executivo, Secretarias de Saúde, Administração, Educação, Ação Social e Comunicação e tem a incumbência de implementar ações de combate a pandemia no âmbito desse município.

O presidente da Casa, Vereador Julliano Afonso, cedeu a palavra aos convidados. Inicialmente o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Luiz Pinho Rezende, traçou um panorama das ações realizadas até aqui. Destacou que todas as medidas seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da ANVISA. “Queremos reforçar a necessidade dessas medidas. Não são medidas tomadas de forma aleatórias, mas que seguem orientações recomendadas pelas autoridades de saúde. Estamos passando por várias dificuldades, mas tranquilizamos a todos no sentido de que estamos fazendo de tudo para resguardar a população de Sento-Sé dos efeitos dessa pandemia”, disse o secretário que ainda se colocou à disposição para em qualquer tempo dirimir todas e quaisquer dúvidas.

Em seguida, o Secretário de Administração Juvenilson Passos dos Santos, fez uso da palavra e, além de endossar a fala do Secretário de Saúde, acrescentou que há muitas incertezas no mundo sobre os rumos dessa pandemia. Destacou que as ações do município de Sento-Sé caminham em consonância com o que ocorre em outros estados e municípios. “Sabemos que essa é uma tragédia que afeta a todos. Esperamos que esse vírus não chegue aqui, mas se chegar, temos certezas que as medidas tomadas pela prefeita, muitas vezes não compreendidas por todos, ajudarão a diminuir o sofrimento de nossa população”, afirmou Juvenilson que conclamou a todos a “dar as mãos, juntar as ideias, deixar a política de lado e permanecer atentos e cumprindo as medidas de isolamento social”.

A prefeita Ana Luíza Rodrigues da Silva Passos, fez uso da palavra para conclamar a todos a lutarem juntos. Ela pediu o apoio dos vereadores e destacou que as medidas tomadas não têm a intenção de prejudicar ninguém, pelo contrário, “visa resguardar a população sentoseense de um mal maior”. “Baixamos Decretos normatizando nossas ações, muitas delas não compreendidas, por isso temos recebido muitas críticas. Tenho quarenta e uma mil pessoas sob minha responsabilidade. Se não for assim, lá na frente vão nos acusar de omissão” e afirmou: “nesse momento as decisões estão sendo duras, sim; se semana que vem precisar fechar novamente, a gente fecha tudo”.

COLOCAÇÕES E QUESTIONAMENTOS

Após as considerações feitas pelo Comitê, o presidente Julliano deu continuidade à Sessão passando a palavra aos vereadores para que fizessem suas colocações e questionamentos.

O vereador Édio José, fez uso da palavra e disse que, como representante do povo, está disponível para ajudar. Segundo ele “a hora é de pensar no povo de Sento-Sé”. “Vamos nos unir, nós vereadores, a prefeita, todos os secretários, trabalhando juntos para defender o povo. Muitos estão achando ruim as medidas, mas não é a prefeita, é o sistema. O mundo todo está assim”, concluiu o vereador.

O vereador Jamerson Santiago questionou sobre se já foram feitas solicitações a Deputados de emendas de parlamentares para melhoria no hospital e se há um mapeamento de mais áreas de barreira sanitárias (?). A prefeita respondeu que sobre as barreiras, não há material humano suficiente para atender a todas as fronteiras do nosso enorme município, mas que está buscando parcerias com os outros municípios e que a prioridade são os pontos que o município tem condição de manter. Sobre as emendas para a saúde, o Secretário Juvenilson, disse que as Emendas que temos hoje são para custeio, compra de equipamentos de medicamentos, e não podemos utilizar para reforma. “O Governo Federal sinaliza com recursos para esse fim, mas até o presente momento os recursos não chegaram”, disse Juvenilson.

O vereador Uemison Almeida, disse que durante esse período tem visto as medidas tomadas pelo Poder Executivo e que os vereadores têm discutido, ainda que de forma remota, através de grupo de Whatsapp, medidas para auxiliar nas ações contra a pandemia. Destacou a fala do Secretário de Saúde que informou que Sento-Sé hoje conta com sete aparelhos respiradores, o que, segundo ele, representa muito, mas que precisamos adquirir mais equipamentos como esse. Concluiu dizendo que “não é só responsabilidade do Poder Executivo, mas sim de todos nós. Nesse momento precisamos esquecer as bandeiras partidárias e nos unir, todos num só objetivo”.

O vereador Francelino Carvalho, sugeriu que o comércio funcione com uma faixa de segurança, seguindo as medidas de higiene, a fim de que eles possam ter o seu ganho também. Outra sugestão do vereador vai no sentido de ter no Comitê um representante do Poder Legislativo. Por fim, sugeriu que os templos sejam abertos com um número limitados de fiéis, pois entende que as igrejas não podem ficar muito tempo assim.

O vereador Denis Almeida, destacou o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde, na pessoa no Secretário Luiz Rezende, que tem feito um excelente trabalho, com empenho e preocupação com os munícipes, sem medir esforços. Disse que vê a preocupação das pessoas e o trabalho que a prefeita Ana Passos, juntamente com sua equipe, para garantir a saúde de todos. “Entendo a preocupação do pai e mãe de família nesse momento, principalmente com seu ganha pão, mas a hora de ter consciência e ficar em casa pelo bem de todos”, finalizou o vereador.

O vereador Hailton Rocha, se disse preocupado com as pessoas e que esse é o momento em que todos devem estar unidos. Enfatizou que Sento-Sé hoje não tem nenhum caso confirmado de Coronavírus e que as medidas são justamente para evitar isso. Elogiou o trabalho do Secretário Luiz Rezende diante dessa pandemia. Parabenizou as medidas tomadas pela gestão municipal no combate ao vírus. “O isolamento social é a medida mais importante no momento, para evitar o pior”, concluiu o vereador.

O vereador Paulo Robson, sobre a pandemia do Novo Coronavírus, se disse muito preocupado pois os números de infectados no Brasil já é alto. Destacou o empenho da prefeita em fazer o melhor, mesmo diante das críticas e da falta de compreensão de algumas pessoas. Revelou que sofre muita pressão da população do Distrito de Piçarrão, pois muitos querem que a empresa de energia eólica seja fechada. Pede que seja gravado um áudio para ser publicado na comunidade, a fim de esclarecer como tem se dado as ações dentro do parque eólico. “Solicito que seja aumentada a fiscalização, pois vamos entrar no período de semana santa, aonde muitas pessoas vem de outras cidades visitar seus parentes e isso pode ser um problema”, concluiu.

ORDEM DO DIA

Participaram dessa Sessão os vereadores Francelino dos Santos Carvalho, Édio José dos Santos, Rodolfo Nélio Café, Jamerson dos Santos Santiago, José Neto Pereira dos Santos, Uemison Almeida dos Santos, Denis Almeida Ribeiro, Hailton José Rocha Santana, Francelino dos Santos Carvalho, José Pereira Ribeiro e Edilson Sá e Silva.

O presidente Julliano Afonso colocou em votação do Requerimento 03/2020, de autoria do vereador Paulo Robson e da Indicação 03/2020, do mesmo vereador, todos aceitos pela totalidade dos vereadores presentes. Solicitou que as Comissões emitam parecer sobre o Projeto de Lei nº 419/2020, que tramita na Casa.

Finalizou se dizendo satisfeito com a reunião, embora tenha acontecido num momento tão preocupante para toda a população. “Agradeço a presença das autoridades que aqui vieram trazer os esclarecimentos nesses tempos tão difíceis que passa o mundo e não é diferente aqui em Sento-Sé. Uma Sessão restrita, mas que leva uma importante mensagem a todos, a de que precisamos lutar juntos”.

ASCOM/Câmara
Fotos: Leonardo Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.