Slide 1
Slide 2
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sento-Sé, 16 de abril de 2020

Ainda sem a presença de público no Plenário da Câmara por causa da pandemia do Novo Coronavírus, vereadores realizam mais uma Sessão Ordinária que, pela primeira vez, teve transmissão ao vivo pela internet.

A Sessão da Câmara de Vereadores de Sento-Sé da quinta-feira (16), foi toda transmitida pela internet através do Blog Leonardo Rodrigues, a fim de que a população pudesse assistir e conferir os assuntos debatidos pelos Edis, uma vez que todos estão impedidos de frequentar as Sessões no Plenário para evitar aglomerações no recinto.

Presidida pelo Vereador Julliano Afonso dos Santos Carvalho, estiveram presentes os vereadores Francelino Carvalho dos Santos, Uemison Almeida dos Santos, José Neto Pereira dos Santos, Edio José dos Santos, Melissa dos Reis Barros Damaceno, Hailton José Rocha Santana, Edilson Sá, José Pereira Ribeiro e Silva e Jamerson dos Santos Santiago.

O Pequeno Expediente constou da Leitura da Ata da Sessão Anterior; Parecer nº 02\2020 ao Projeto de nº 419\2020 de iniciativa do Poder Executivo; Parecer nº 02\2020 ao Projeto de nº 419\2020 de iniciativa do Poder Executivo; Parecer nº 01\2020 ao Projeto de nº 419\2020 de iniciativa do Poder Executivo; Requerimento nº 04/2020; Ofício do Gabinete do Vereador Paulo Robson de Azevedo Pacheco; Ofício do Gabinete do Vereador Rodolfo Nélio Ribeiro Café dos Santos.

TRIBUNA

Para fazer uso da Tribuna, o presidente concedeu a palavra aos vereadores que desejassem se pronunciar.

O Vereador Édio José dos Santos, Bozó, agradeceu a Deus por estar presente na Sessão e por tudo está ocorrendo bem na comunidade de Piçarrão. Ressaltou que em nossa cidade não tem nenhum caso do Covid-19. Disse que espera que esse vírus não chegue até nós. Aconselhou que devemos obedecer às medidas preventivas determinadas pelas autoridades. Pediu compreensão aos comerciantes, pois a vida é mais importante, enfatizou o Vereador. O Vereador falou sobre os transtornos que acontecem causados pelas chuvas, em nosso município. Cobrou do Poder Executivo, a recuperação das estradas vicinais. Foi aparteado pelo Vereador Edilson Sá e Silva que fez requerimento verbal ao Poder Executivo a iluminação pública dos povoados de Retiro de Cima, Cajuí, Volta da Serra e Ponta D’água, como também a recuperação das estradas vicinais que ligam o povoado de Ponta D’água ao povoado de Pedra Branca e do povoado de Ponta D’água a comunidade de Incra.

Vereador Édio José ainda falou que o papel do Vereador é esse, de cobrar, fiscalizar e ajudar o Poder Executivo para cuidar do povo do nosso Município. O Vereador mais uma vez solicitou visitas dos Secretários Municipais aos povoados do Município. Pediu que o Secretário de Obras, que mande maquinas para recuperar as ruas do povoado de Cajuí onde vai acontecer festividades do Padroeiro.

O Vereador reivindicou ao Poder Executivo o sistema de abastecimento de água no povoado de Café da Rosa. Explicou que aquela comunidade vem sofrendo há anos recebendo água através de carro pipa. O Vereador disse que tem seu candidato e seu partido, mas busca e luta pelo bem do povo de Sento-Sé, independente de grupo político. Disse que espera se eleger e continuar legislando. Pediu a proteção de Deus para ele e todos os colegas. Convidou a todos a irem à luta. Finalizou o Vereador.

O Vereador Uemison Almeida dos Santos, iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus pelo dom da vida e poder estar aqui com saúde. Ressaltou que o mundo vive momentos difíceis com essa pandemia do Covid-19. Pediu a Deus que cuide de todos em especial a nossa cidade. Cumprimentou os colegas vereadores. Informou a todos que faz parte do grupo político de Ana Passos juntamente com o Ex-Prefeito Juvenilson Passos. O Vereador destacou que a transmissão da está sendo feita pela internet, pelo Blog Leonardo Rodrigues, e saudou a população que assiste à sessão ordinária através das redes sociais.

O Vereador informou a Prefeita que ele é um parceiro atento às necessidades do povo de Sento-Sé para juntos chegarem ao objetivo que é o bem desse povo. O Vereador agradeceu a Prefeita Ana Passos e o Secretário de administração Juvenilson Passos e como todos do grupo pela receptividade. Disse que recebeu mensagens e o mesmo sentiu-se renovado e mais forte. Relator que é amigo e parente de muitas pessoas deste grupo. Falou à população que cumprirá como sempre o seu papel de Vereador. Explicou que tem consciência plena de sua responsabilidade a qual recebeu quando foi escolhido Vereador pelo povo de Sento-Sé, pois é Vereador pelo segundo mandato. Disse que continuará cobrando as reivindicações do povo.

O Vereador cobrou do Poder Executivo que seja feita a recuperação do canal do Tombador, explicou que a população o abordou várias vezes requerendo este pleito, disse que na próxima sessão fará a indicação por escrito. O Vereador agradeceu os colegas do Partido Republicano pela aceitação e receptividade. O Vereador esclareceu que era filiado ao Podemos desde 02 de junho de 2011 e que não era sua intenção sair do referido partido, mas devido o partido não ter o número de candidatos suficiente, foi necessário tomar uma posição e hoje é filiado ao Republicano. Disse que esse partido tem pessoas boas e de mentes abertas.

Finalizou o seu discurso pedindo a proteção de Deus para vencermos esse momento de pandemia.

O Vereador Jamerson dos Santos Santiago, reforçou as palavras dos Vereadores Édio José e Uemison Almeida referente à posição política e decisões que no decorrer da vida pública devem ser tomadas. Falou que é Vereador de dois mandatos e vem observando a postura do Vereador Uemison Almeida, disse que é um Vereador que visa o bem do povo e admira o colega. Disse que já passou pela mesma situação que o colega e que o apóia. Relatou sua situação e posição de Vereador nesta Casa. Afirmou que está filiado no PSD e está com a Prefeita Ana Passos visando o melhor para a população de Sento-Sé. Falou da admiração que tem por Juvenilson e a Prefeita. Parabenizou-os pela administração. Solicitou o apoio dos colegas na aprovação do Projeto de lei n° 419/2020 que cria o cargo de Gerente de Pesca de iniciativa do Poder Executivo. Enfatizou que este projeto foi um atendimento de um requerimento de sua autoria. Aproveitou e agradeceu a Prefeita pela ação. Foi aparteado pelo Vereador Uemison Almeida que demonstrou seu apoio ao Projeto de Lei n° 419/2020. Agradeceu ao colega Jamerson Santiago pelas palavras dirigidas à sua pessoa. Ressaltou que eles contribuirão com a vitória da Prefeita Ana Passos. Continuando o Vereador Jamerson Santiago relatou sua convivência com os colegas Vereadores. Falou que é preciso juntar forças para buscar ajuda e benefícios para o povo de Sento-Sé.
O Vereador reivindicou mais uma vez a iluminação pública nos povoados do município, como também a recuperação das estradas vicinais em especial os locais que estão intransitáveis. Agradeceu a ao Secretário de Administração Juvenilson Passos e o Diretor do SAAE pelo atendimento à sua a sua solicitação referente ao abastecimento de água nos povoados de Itapera, Aldeia, Pascoal, Limoeiro, Tombador e Retiro de Baixo. Enfatizou que o seu mandato e sua vida estão nas mãos de Deus. Disse que sua consciência está tranquila e está pronto para a luta. Parabenizou o Presidente desta Casa Julliano Afonso pela transmissão da sessão nas redes sociais.

O Vereador relatou que esse ano será difícil devido à pandemia. Solicitou do poder Executivo a conclusão dos postos de saúde, como também a recuperação do posto de saúde do povoado de Itapera. Pediu que as pessoas cumprissem as medidas de prevenção do Covid-19. Parabenizou a Guarda Civil Municipal pelo trabalho. Solicitou o reparo da iluminação pública nas ruas do bairro Bela Vista.

Fez o uso da palavra o Vereador José Neto Pereira dos Santos, que informou que através soube, da CHESF, que o Rio São Francisco chegará a sua cota máxima de 392.5. Comunicou que no povoado de Riacho dos Paes foi feita a limpeza da margem do rio, pois o mesmo cheio fica a 100 metros do povoado. Explicou que a Prefeita atendeu prontamente a sua reivindicação.

O Vereador também reivindicou a reposição das lâmpadas das ruas dos povoados do município. Apoiou as reivindicações dos demais colegas. Informou ainda que recebeu da comunidade de Quixaba solicitação para apoiar e providenciar ajuda para as famílias que ficaram desabrigadas e outras que estão prestes a ficar desabrigadas devido às fortes chuvas naquela comunidade. Pediu apoio aos colegas na aprovação do requerimento de sua autoria referente a esse assunto. Salientou que o Município está passando por dificuldades devido à queda de receita. Sugeriu que fossem priorizados os problemas mais urgentes.

O Vereador colocou-se a favor do Projeto de Lei n° 419/2020 de iniciativa do Poder Executivo. Foi aparteado pelo Vereador Jamerson Santiago que informou que o Secretário de Educação Izamar comunicou que os kits da merenda escolar serão entregues as famílias dos alunos da Rede Municipal de Educação. Continuando o Vereador José Neto, afirmou que o Poder Executivo está atendendo aos requisitos da lei de distribuição dos kits. O Vereador concordou com o Vereador Uemison Almeida referente à reivindicação de recuperação do canal do Tombador onde informou que já tem uma emenda parlamentar para realizar esse pleito, mas devido a esta pandemia tudo foi recuado. Mas isso vai passar. Tudo será resolvido. Deu as boas-vindas ao colega Uemison Almeida ao grupo Ana Passos. Falou referente à conjuntura de mudanças e parabenizou o nobre colega pela decisão. Foi aparteado pelo Vereador José Pereira que solicitou a iluminação pública para os povoados de Limoeiro da Batateira, Minas de Cabeludas, Sítio, Fartura e Cruz, como também a recuperação das estradas vicinais da região da Serra. Continuando o Vereador José Neto agradeceu a todos, e concluiu o seu discurso.

O Vereador Hailton José Rocha Santana agradeceu a Deus pela oportunidade de estar nesta Casa representando o povo deste Município. O Vereador falou da preocupação com a pandemia do Covid-19 e espera que esse vírus não chegue a nossa cidade. Parabenizou a Prefeita e Secretário de Administração Juvenilson Passos, pelo cuidado e trabalho desenvolvido em prol da população. Relatou que o isolamento social é chato e preocupante, mas é necessário, pois a vida é muito mais importante.

O Vereador cobrou da agência do Banco do Brasil que continuasse com o mesmo atendimento à população, após a pandemia do Covid-19. O Vereador parabenizou os colegas Vereadores Uemison Almeida e Jamerson Santiago pela atitude que eles tomaram. Ressaltou que os colegas são pessoas de boa índole e de caráter. Disse que são Vereadores de dois mandatos e têm trabalhos prestados. Falou que a sigla partidária não diz nada, o que importa é a personalidade de cada um. Sobre sua postura, o Vereador enfatizou que não almeja riquezas, mas o bom nome e o seu legado. Falou das reclamações da população, mas disse que o Poder Executivo vem fazendo o que pode para melhorar a situação do povo. Foi aparteado pelo Vereador Uemison Almeida, que agradeceu ao colega Hailton José pelas palavras e relatou vivências na luta da vida pública. Agradeceu também ao colega pela visita à sua residência. Disse que tem fé que eles estarão na próxima gestão reeleitos. Prosseguindo o Vereador Hailton José, concordou com as reivindicações do colega José Pereira, agradeceu a todos.

O Vereador Francelino Carvalho dos Santos, iniciou seu pronunciamento cumprimentando os colegas vereadores. Parabenizou o Senhor Leonardo Rodrigues pela transmissão da Sessão Plenária. O Vereador solicitou do Presidente que essa transmissão aconteça sempre. Cumprimentou um colega Vereador em Pindobaçu. O Vereador solicitou das pessoas que estão a frente das medidas preventivas referente ao Covid-19 que olhasse com sensibilidade concernente ao fechamento das igrejas. Reafirmou que as igrejas não podem ficar fechadas. Solicitou que as igrejas sejam abertas com as medidas preventivas para que as pessoas possam cultuar.

O Vereador fez um requerimento verbal ao Secretário de Saúde para que nesse período da pandemia que os profissionais da área de saúde e guardas municipais recebam o teto máximo do percentual da insalubridade nos seus vencimentos. Foi aparteado pelo Vereador Hailton José, que solicitou uma reunião com a equipe do Poder Executivo e os comerciantes para que vejam uma forma para que o comércio seja aberto. Continuando o Vereador Francelino Carvalho disse que mesmo diante das dificuldades é preciso lutar, pois se cruzarmos os braços não vai adiantar. Deu as boas-vindas aos colegas Uemison Almeida e Jamerson Santiago ao grupo. Relatou que está pronto para a luta. Finalizou o Vereador.

VOTAÇÕES

Logo após o Senhor Presidente colocou em votação as seguintes proposições: Parecer nº 02/2020, aprovado com nove votos a favor e nenhum contra, autoria da Comissão de Constituição e Justiça; Parecer nº 02/2020, aprovado com nove votos a favor e nenhum contra, autoria da Comissão de Finança, Orçamento e Contas; Parecer nº 01/2020, aprovado com nove votos a favor e nenhum contra, autoria da Comissão de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos e Requerimento nº 004/2020, aprovado com nove votos a favor e nenhum contra, autoria do Vereador José Neto Pereira dosa Santos.

Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrada a sessão.

ASCOM/Câmara
Fotos: Leonardo Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.