Câmara Municipal reabre os trabalhos legislativos para o segundo período de 2021

A Câmara Municipal inaugurou na manhã dessa quinta-feira, 12, os trabalhos legislativos para o segundo período legislativo do ano de 2021. A Sessão realizada no Plenário Vereador José Custódio Pacheco, contou com a presença dos vereadores Wilson Pesqueira, Edilson de Sá, Hailton Rocha, José Claúdio, Robson Pacheco, Uemison Almeida, Eliabe Barros, Eduardo Bacelar, Arthur Almeida e Julliano Afonso, presidente da Casa.

Na ocasião o Sr. Clériston dos Santos Ferreira, Assessor de Comunicação da prefeitura de Sento-Sé, trouxe a mensagem da Exm.ª Sr.ª Prefeita Ana Luíza Rodrigues da Silva Passos. Na mensagem a prefeita apresenta um relatório das ações do Executivo Municipal durante o primeiro semestre de 2021, englobando as áreas de Educação, Infraestrutura, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente e Ação Social, e fez anúncio de outras obras ainda serão realizadas na Sede e em Comunidades do Interior citando dentre outras calçamentos, construção e reforma de praças, reforma de UBS’s, conclusão de escolas e creches, pavimentação de acessos a povoados. Encerrou sua mensagem dizendo que “são muitas as ações desenvolvidas por nossa Gestão e isso é fruto também da parceria com essa Casa. E é com esse espírito que quero desejar que esse segundo período legislativo seja tão bem sucedido como foi o primeiro. Podem ter certeza que estaremos atentos às demandas vindas daqui, pois sei que todas elas são frutos do anseio da nossa população”.

Na sequência, o presidente Julliano Afonso dos Santos Carvalho, concedeu a palavras aos demais vereadores para que fizessem seus pronunciamentos.

O vereador Eduardo Bacelar, (PSDB), aproveitou a oportunidade para relatar que durante o recesso esteve visitando comunidades do interior e isso lhe fez trazer a Indicação apresentada na Sessão que a do patrolamento da estrada vicinal que liga a BA 210 à região conhecida como Desengano. “Agradeço a Deus por estar aqui e reitero nosso compromisso de trabalhar em favor do povo, assim como propomos em nosso juramento de posse”, concluiu ele.

O vereador Dr. Cláudio, relatou que esteve presente nas comunidades do interior durante o recesso e que discutiu com os moradores suas necessidades, mostrando que isso é importante porque dar ao vereador a oportunidade de trazer essas demandas ao Executivo. Fez um relatório de suas ações realizadas até o presente momento, apontando para Indicações de sua autoria que já foram executadas, a exemplo da reforma e ampliação do cemitério do povoado de Junco, obra já em andamento. Também, a reforma do cemitério e da banca de acesso ao povoado de Andorinhas, com execução da obra do cemitério e aguardando a obra de revitalização da banca. Solicitou e foi atendido com o patrolamento de uma área paralela à BA 210 para que os praticantes de esportes possam realizar suas atividades de forma segura. “Fica aqui a minha satisfação e o meu agradecimento à prefeita Ana Luíza Rodrigues da Silva Passos, por essas obras realizadas, mas fica também e o meu anseio de ver outras indicações que fizemos aqui em andamento e outras obras sendo concluídas”, encerrou ele.

O vereador Hailton Rocha, vice-presidente da Câmara, utilizou a Tribuna para solicitar ao Poder Executivo, através de Projeto de Lei, a alteração no nome da Rua Padre Marcos para Avenida Padro Marcos. O logradouro fica localizado entre as Ruas Belas Vistas I, II, II e IV e da acesso à via que leva os Colégio Estadual Sete de Setembro até a BA 210. Relatou que os vereadores estiveram em comunidades do Interior, em suas bases, e que visitaram a mineradora Tombador Iron para entender seu funcionamento a fim de poder relatar com maior clareza à população. Agradeceu os esforços da prefeita Ana Passos juntamente como Secretário Juvenilson Passos na administração do município. Concluiu agradecendo a Deus por poder estar nessa Casa, uma Casa unida e a cada dia buscando dias melhores. “Juntos somos mais fortes”, disse o vereador.

O vereador Uemison, por sua vez, disse que o recesso é meramente de Tribuna, que o trabalho do vereador não para. Relatou que esteve em diversas comunidades e entende que o recesso ajuda a trazer a essa Casa, para o restante desse ano legislativo, as demandas da população. Prosseguiu dizendo que participou de muitos momentos importantes na companhia dos demais colegas e destacou a visita à cidade de Sobradinho na companhia da Prefeita Ana Passos e do Secretário Juvenilson durante visita do Governador Rui Costa. Enfatizou o atendimento de sua demanda sobre a construção do cemitério do povoado de Andorinhas, obra já executada e que leva o nome de Jardim Celestial.

O vereador Paulo Robson, em seu pronunciamento apresentou Indicação de nº 52/2021, de sua autoria, que indica à Sr.ª Prefeita Ana Luíza Rodrigues da Silva Passos, seja construída uma sede própria para o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, disponibilizando recursos e materiais para o seu adequado funcionamento. Agradeceu a reposição da iluminação pública nas comunidades Piçarrão, Brejo de Fora, Brejo de Dentro, Café da Rosa, São Pedro e toda região e a retomada da construção da Creche do povoado de Piçarrão.
Sem que houvesse mais vereadores inscritos, o presidente Julliano Afonso colocou em votação a proposição apresentada que foi aprovada por unanimidade. Encerrou a Sessão dando as boas-vindas ao segundo período legislativo e concluiu: “Convido a todos a acompanharem os trabalhos dessa Casa. Aqui estamos a cada dia trabalhando por uma Sento-Sé cada vez melhor”.

ASCOM Câmara Municipal de Sento-Sé
Fotos: Leonardo Rodrigues